sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Revista Bang! Nº 11

Face ao seu mercado muito reduzido, Portugal nunca teve grande capacidade de produção de revistas dedicadas à divulgação de ficção-científica, fantasia ou terror, quer em termos de edições profissionais, quer em termos de fanzines. A editora Saída de Emergência ao longo da última década apostou em força no lançamento de títulos destas temáticas, indo buscar os grandes clássicos e ao mesmo tempo acompanhando a evolução de novos escritores. Pelo meio criou a Revista Bang! (que também se assume como uma espécie de movimento), dedicada à discussão e divulgação de FC, fantasia e horror. Após algumas fases de indefinição, em 2010 fechou uma parceria com a FNAC para a distribuição em massa, de forma gratuita, da revista.
Devo começar por dizer que a qualidade é verdadeiramente surpreendente, para mais tratando-se de um produto gratuito. Todas as revistas, que são lançadas trimestralmente, oferecem uma série de contos, tanto de autores consagrados, como de novatos, juntamente com entrevistas e artigos de excelência em redor destes universos.
Um pormenor curioso da revista é o facto de ter entre alguns dos colaboradores regulares Fernando Ribeiro, o vocalista dos Moonspell.
Este número 11 mantém a linha gráfica espectacular das revistas anteriores, e centra-se maioritariamente na ficção-científica, dando espaço obviamente para os outros temas. Um dos artigos que a meu ver merece destaque tem a ver com o percurso da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo”, onde é apresentada uma interessantíssima viagem pela faceta editorial desta saga plena de sucesso a nível mundial (e da qual já aqui falei), e da relação entre editores, tradutores, e o papel crucial do marketing em todo este cenário.
Para além disto, há também um artigo interessante sobre o movimento da literatura “pulp” em Portugal, de autores Portugueses durante o século XX, e como passou praticamente silenciado durante anos de ditadura e censura. O artigo serve de lançamento para uma colectânea de contos neste âmbito que a Saída de Emergência conta lançar antes do final de 2011.
Na minha divina opinião, esta é uma iniciativa excelente, cheia de mérito, e rezo a mim próprio para que esta parceria entre a FNAC e a Saída de Emergência se prolongue por muitos e bons anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário