quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Carcassonne


O quê? Existem mais jogos de tabuleiro para além do Monopólio? Sim, existem!
É curioso ver as voltas que a sociedade dá, e constatar que o que há uma dúzia de anos era uma “coisa de totós”, hoje em dia é algo “cool”. Os jogos de tabuleiro têm conseguido ganhar uma expressividade notável nos anos mais recentes. Numa altura em que os comuns mortais parecem cada vez mais vegetar em casa em frente aos computadores a fazer “likes” e “pokes”, as actividades de grupo que promovem – espanto! – a interacção entre pessoas conseguem conquistar adeptos.
Há um ano, alguns dos comuns mortais que têm o distinto prazer de ser meus amigos ofereceram-me o “Carcassonne”. É um jogo fascinante, onde os jogadores constroem um mapa de cidades medievais, e onde através dos seus cavaleiros, camponeses, ladrões, monges (etc.) ganham pontos. Cada jogador vai colocando peças de cenário, e reclamando cidades, estradas, quintas e por aí fora, ganhando pontos no processo. O jogo torna-se tão mais divertido quando se joga com a expansão “Catapulta”, que traz regras adicionais ao jogo, entre as quais a possibilidade de seduzir os peões dos nossos adversários, ou atirar-lhes tartes ao focinho até caírem para o lado (no sentido figurado, entenda-se). Tudo isto feito com uma pequena catapulta de madeira que faz voar peças para o meio da mesa de jogo (literalmente, entenda-se).

As regras do jogo são simples, o que torna Carcassonne bastante mais interessante, pois qualquer jogo de tabuleiro que traga um “manual” é seguramente para ninguém pegar nele. As regras ocupam uma folha (ok, ok, dobrada ao meio!!!), e garantem uma hora de jogo e de paródia. Podem ser vistas em PDF no site oficial do jogo: link
Já agora, a título de curiosidade, Carcassonne é o nome de uma cidade real, situada em França, conhecida pelas características torres do seu castelo.
Para além do jogo de base existem umas quantas expansões que adicionam regras especiais. Tornam-no mais interessante, é certo, mas dificultam a aprendizagem a jogadores novos.
Só há uma coisa em “Carcassonne” de que eu não gosto, que é o facto de eu nunca ganhar. Não percebo. Acho que as regras têm uma falha qualquer...

1 comentário:

  1. Achas mesmo que antes de to oferecer nós não perdíamos a oportunidade de o viciar antes? eheheh

    ResponderEliminar