terça-feira, 20 de dezembro de 2011

2011: O Balanço


Chegando o final do ano chega também aquela altura em que toda a gente decide fazer um balanço do ano. Portanto, aqui vai...

Sendo que 2011 foi o ano em que THE PSY inaugurou este blogue, e com isso passou a partilhar a sua suprema sabedoria com o resto da Humanidade, é justo que se comece este balanço pelo blogue. Bom, e o quão surpreendentes são algumas das revelações! Senão vejamos: entre 9 de Maio e 20 de Dezembro o “Gnosei Seauton” teve 857 visitas, o que significa que há muita gente a pagar cinquenta euros de Net por mês e que depois perde o seu precioso tempo a ler as baboseiras que eu para aqui escrevo. Não há-de o mundo estar condenado...
Mas nessas 857 visitas escondem-se alguns dados muito curiosos. Seria expectável que, tratando-se de um blogue Português, o maior volume de visitantes viesse de Portugal. Ou, dado que o Brasil é o país que reúne o maior número de falantes da bela língua de Camões, fosse aí a origem do maior fluxo. Mas não. Nem Portugal, nem Brasil, nem qualquer país da lusofonia. O maior número de clientes de THE PSY vem... da Holanda! Sim, confesso-me tão abismado como vós, tanto para mais que nunca aqui falei de qualquer coisa remotamente ligada ao simpático país alaranjado. Mas como nós Portugueses somos conhecidos enquanto calorosos anfitriões, permitam-me então dirigir-me aos simpáticos visitantes dos Países Baixos para lhes dizer: “Welkom Nederlandse vrienden! Vergeet niet om onze wijn proeven!” Que é como quem diz “Bem-vindos amigos Holandeses! Não se esqueçam de provar o nosso vinho!”, ou pelo menos é isso que o Google Translator me garante a pés juntos...
Continuando, outro dado interessante tem a ver com a popularidade dos artigos aqui colocados. Deixo aqui um print screen onde se pode ver o Top 5.
 


Não me surpreendem os 3 primeiros, dado que foram dedicados a algumas das pessoas que têm o distinto prazer de usufruir da minha companhia. Já, por outro lado, revelo que é uma agradável surpresa constatar que os artigos referentes ao Hans Zimmer e a um dos livros de culto do maior escritor de ficção-científica estão entre os mais vistos. Mas enfim, não deveria ficar assim tão espantado, pois obviamente todas as pessoas que seguem o que THE PSY escreve têm uma formação cultural muitíssimo acima do resto da Humanidade, para além de serem mais inteligentes, e incrivelmente mais bonitas.
Ora, por oposição, os artigos que menos popularidade tiveram ao longo do ano, foram:
- X-Men: First Class (crítica)
- Super 8 (crítica)
- Contágio (crítica)
Humm... três críticas de cinema... três artigos menos vistos no ano. Mensagem recebida! Para 2012: menos cinema, mais do resto. Espero que os amigos Holandeses estejam de acordo...
E para encerrar este “balanço ao blogue” resta investigar quais foram os termos pesquisados no Google que trouxeram os pobres e incautos internautas a este antro.
 


Se por um lado acho piada ver que houve malta que veio aqui parar à procura de “painéis fotovoltaicos na Croácia”, por outro lado fico perplexo ao constatar que o Google sugira a alguém que pesquisa “BADALHOCAS” que venha ter a este blogue. Mas tudo bem, eu sou um democrata, e se os meus fiéis súbditos querem badalhocas fica desde já o meu compromisso de logo no início de 2012 fazer um post inteiramente dedicado a esse tema!
Palavra de THE PSY!

Passando então este balanço do ano 2011 para outros campos...

2011: Uma Música

 


2011: Um Filme
Ora, este até foi talvez o ano em que mais vezes fui ao cinema (tanto dinheirinho mal gasto...), e como tal é sem qualquer dúvida que, na minha opinião, o melhor filme do ano é...
Ooops! É verdade, quase me esquecia, não querem ouvir-me falar de cinema! Ok, ok, já não digo mais nada!

2011: Um Livro
Este foi um ano em que li consideravelmente menos do que gostaria de ter feito, mas para compensar tive a fortuna de ler algumas coisas inesquecíveis. “A Obra” é sem sombra de dúvida A Catedral do Mar, o livro que serviu de mote para a abertura deste blogue. É um livro ímpar, monumental, apaixonante, e de uma dimensão rara (e não me refiro às mais de 800 páginas). Como não me deixaram falar de cinema, vou ser generoso e referir mais dois livros: uma biografia de Churchill (figura aliciante) e Fight Club - sim, esse mesmo, o do filme - que tem uma narrativa intensa, quase psicadélica, demasiado gráfica e que sufoca o leitor na anarquia literária.

2011: Um Acontecimento
A chegada a este Paneta Azul da minha discípula Jedi. Se já de si é bom ver dois dos nossos mais preciosos amigos “juntarem os trapinhos”, vê-los trazer a este mundo a coisa mais linda da galáxia - e que é de tal forma poderosa no uso dos seus poderes Jedi que consegue colocar um badass como THE PSY a rebolar no chão e a fazer caretas - não há palavras suficientes no léxico PSYANO para descrever o quão extraordinário isso é.

2011: Um Momento
Um fim-de-semana estupendo em Vila Nova de Milfontes, rodeado de gelados e croissants que deviam ser legalmente proibidos por serem demasiado bons, e com direito a “campismo de faca e alguidar”. Aaaaah, como é bom acordar ao som dos passarinhos, e logo pela manhã ter este diálogo:
(JP) “Olha lá, não ouviste barulho durante a noite? Aí uma granda confusão...”
(THE PSY) “Epá, ouvi qualquer coisa, sim. Um atrasado mental qualquer aí aos berros, e vidros partidos... Uma granda telenovela mexicana!”
E de seguida olho para o lado e vejo um miudinho de 10 anos a olhar para mim e a dizer: “O meu Pai esta noite andou aí à porrada com uns gajos.” A minha divina cabeça roda cinco centímetros para a esquerda e eis que tenho a dois metros de distância o Pai do miudinho com a mão ensanguentada e enrolada em ligaduras. THE PSY coloca o seu mais aprazível sorriso e diz: “Ah... Hehe... Olá!... Hummm... Bom dia?”

2011: O Momento Mr. Bean do Ano
Final de Novembro. São cerca de 19h30 e THE PSY regressa de uma reunião distante do local de trabalho. Desejoso de chegar a casa para tomar banho e jantar, THE PSY pára nas portagens à saída da autoestrada para colocar o talão e proceder ao pagamento. A simpática maquinazinha decide cuspir o talão e dizer “título incorrecto”. THE PSY fica incédulo a olhar para o talão a ser levado pelo vento. À frente tenho a cancela da portagem. Atrás tenho uma fila carros. A cabine é destas recentes que não tem portajeiro. E como estou para pagar, encostei o carro à cabine da portagem, mal tendo espaço para abrir a porta. THE PSY abre a porta menos de um palmo, encolhendo-se todo e arrastando-se ao longo do bólide, berrando uma “certa e determinada quantidade de impropérios que não podem ser reproduzidos neste espaço familiar”, e assim dou por mim, ao início da noite, feito Mr. Bean, no meio da autoestrada à procura do talão.
Espero que as câmaras de filmar da Brisa não captem som, caso contrário ainda corro o risco de receber em casa uma multa por “conduta imprópria em espaço público”...

2011: Um Comentário Político
 





E para terminar, agora que já parodiei tudo o que havia a parodiar, fechemos o “Gnosei Seauton 2011” com um pensamento sério para o próximo ano. A “centenária caravela Portuguesa” está a navegar por águas muito difíceis. Não é, nem nunca será, minha intenção procurar aqui culpados e apontar o dedo aos políticos, ao Rato Mickey ou ao Pinto da Costa.
No programa “Olhos nos Olhos”, há umas semanas o Medina Carreira avançou uns números que não mais me saíram da cabeça: 18% dos Portugueses vivem em situação de pobreza, e se não fossem os apoios sociais este número subia para 42%. Estamos a falar de quatro milhões de pessoas. Há sítios no nosso país onde as únicas refeições que as crianças fazem durante o dia são aquelas que recebem na escola, muitas vezes suportadas pelas autarquias. Da Grécia chegam-nos notícias de crianças que desmaiam nas aulas por causa da fome.
Não tenho grande vocação para moralista, mas creio que temos a obrigação de tentar fazer algo para ajudar quem está a passar por isto, e na grande maioria dos casos não tendo culpa nenhuma. Assim, quem puder, que adopte como “resolução de Ano Novo” ajudar quem está no limite. Muitas vezes nem é de dinheiro que as instituições de apoio social necessitam. Contactem-nas e vejam como podemos colaborar. Informem-se nas juntas de freguesia, ou nas misericórdias, nas paróquias, ou até mesmo na Internet.
Se conseguirmos fazer isto, seremos de facto o nobre povo da nação valente e imortal.

3 comentários:

  1. Ena pá, quase que me fizeste chorar de emoção, mas mudando de assunto, a parte melhor foi mesmo a das pessoas que lêem o teu blog são incrivelmente mais bonitas :D
    Beijo e um excelente 2012!

    ResponderEliminar
  2. Ora... sua badalhoca convencida! =))))
    E que em 2012 nos empaturremos mais umas vezes na Mabi!

    ResponderEliminar
  3. Eu??? Convencida? Nem pensar! Isso veio da tua boca (mãos). Quanto a 2012, não esquecer a paparoca ;)

    ResponderEliminar