quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Oscars Psy 2013




Estamos em mês de Oscars e THE PSY decidiu antecipar-se à Academia e fazer a sua própria cerimónia. Como é óbvio, não me vou propriamente pronunciar sobre os nomeados da Academia. Por um lado não vi praticamente nenhum deles, e por outro, a bem da justiça, apenas me posso pronunciar sobre os filmes que vi, que até nem foram muitos, já que não tenho tempo para estar sempre enfiado no cinema, dado que eu sou um elemento extremamente produtivo da sociedade, ao contrário de vocês, bando de folgados que perde o tempo a ler este blogue onde só se dizem baboseiras. E, convenhamos, não tenho o orçamento médio de um americano ou de um alemão para ir todas as semanas ao cinema.
Dito isto, eis os filmes nomeados a todas as categorias e mais algumas, que compõem os filmes que fui ver ao cinema em 2012 (por ordem cronológica e tudo):
A Invenção de Hugo
John Carter
Vingadores
Prometheus
O Fantástico Homem-Aranha
O Cavaleiro das Trevas Renasce
Desafio Total
Looper
Skyfall
Cloud Atlas
O Hobbit – Uma Viagem Inesperada

Agora que olho para a lista, confesso que parece feita por um miúdo de 12 anos… Isto é coisa que se apresente? Só bonecada e raios laser e macacadas? Pobre Hitchcock, que deve estar a dar voltas no caixão.
Ilustres convidados, and the Oscar goes to

Melhor Banda Sonora
Parece-me justo começar pela categoria que mais me diz. Antes de ir ao vencedor, permito-me falar da banda sonora de “Skyfall”. A razão é simples: causou-me estranheza vê-la nomeada aos Oscars. Trata-se de uma banda sonora de um filme do James Bond, o que geralmente não traz muito de novo, sendo da autoria de Thomas Newman, um veterano de Hollywood, mas que nunca me deslumbrou. Dei-me ao trabalho de ir ouvir a banda sonora de Skyfall, e confesso que não consigo perceber a razão da nomeação. É apenas electro-blablabla, sem um pingo de originalidade, com alguns toques de música árabe. Terá sido embalado pelo “efeito Adele”? Ou será alguma nostalgia por parte da Academia, dado que John Barry, o compositor original dos primeiros filmes de 007, morreu um ano antes?
Enfim, vamos ao vencedor, que curiosamente nem está nomeado pelo Academia: o fenomenal “Cloud Atlas”, que resulta da colaboração de três compositores – Tom Tykwer, Johnny Klimek e Reinhold Heil – aqui representado pelo fabuloso “All Boundaries Are Conventions”.

Melhor Canção
Aqui temos empate técnico. “Misty Mountains”, d’O Hobbit. Mas atenção, que é a versão cantada no filme, e não a versão oficial de Neil Finn (a qual confesso não me agrada particularmente). E “Skyfall”, cantado maravilhosamente por Adele. Qualquer uma destas canções enche-me as medidas.


Melhor Fotografia
Sir Riddley Scott nunca brinca em serviço, e “Prometheus” é um espectáculo absolutamente deslumbrante. Todos os cenários têm uma composição magnífica (mesmo que seja tudo digital), e o ambiente do filme faz-nos mergulhar numa dimensão completamente divino-galáctica. Dos interiores obscuros e claustrofóbicos, às paisagens lunares completamente estéreis, tudo em Prometheus é um espectáculo visual.

Melhor Argumento
E vão dois para “Cloud Atlas”. Adaptado do livro escrito por David Mitchell, a história de “Cloud Atlas” desenrola-se de uma forma soberba, nunca cansativa, e que nunca faz o espectador perder-se na narrativa, mesmo quando esta atravessa seis histórias diferentes, com os mesmos actores a interpretarem dúzias de personagens distintas. Muito bom.
Deixo também uma “Menção Honrosa” para “A Invenção de Hugo”, também adaptado de um livro, que é uma enternecedora homenagem às raízes do cinema, associada ao fascínio da juventude.

Melhor Actriz Secundária
Judi Dench, em “Skyfall”. É mais do que merecido, para a despedida desta extraordinária actriz que ao longo de inúmeros filmes impôs uma personagem marcante, sólida e uma referência no universo Bondesco (não confundir com bondage). Como dizia alguém, e com muita razão, “é de longe a minha Bond girl preferida”.
E já agora, para quem não sabe, Judi Dench sofre de uma doença degenerativa que aos poucos lhe está a destruir a visão, levando a que, inclusive, ela necessite que alguém lhe leia os guiões dos filmes.

Melhor Actor Secundário
Esta é a categoria mais interessante do ano. Os concorrentes são excepcionais, e o talento é tanto que merece cuidada dissertação. Poderia ser Javier Bardem, pelo extraordinário vilão que encarna o inimigo de James Bond em “Skyfall”. Podia ser Michael Fassbender, com o andróide em “Prometheus” (embora até seja a interpretação menos magnífica que dele nos chegou nos seus mais recentes trabalhos). Até podia ser Tom Hanks, por qualquer uma das suas personagens em “Cloud Atlas” (que trabalho de excepção!). Mas não fica muito longe de Hanks. O vencedor é Jim Broadbent. O nome não é sonante, mas quem viu “Cloud Atlas” não pode deixar de se render ao magnífico velhote Cavendish, e ao magistral compositor Vyvyan Ayrs. Conseguir fazer este trabalho de excelência, ao lado de vultos como Tom Hanks, Hugo Weaving, e Hugh Grant, não podia ter outro desfecho.

Melhor Actriz Principal
Angelina Jolie ou Scarlett Johanssen… Hum? Ah, é preciso terem entrado nalgum dos filmes? Ooops. É que qualquer uma delas fica tão bem em qualquer lado… Bom, mas também, verdade seja dita, muito poucos dos filmes da lista têm uma actriz num papel principal. Falta-me cá para este ano uma Natalie Portman no “Cisne Negro”! Posto isto, é quase a Rooney Mara a concorrer sozinha. Eu até gosto muito dela, mas o papel em “Prometheus” não é propriamente merecedor de qualquer prémio.
Portanto, o júri decide por unanimidade deixar esta categoria em branco. Mas, em caso de dúvida jurídica, ou tentativa de impugnar a cerimónia por via legal… Angelina Jolie!

Melhor Actor Principal
Ui… outro problema. Desta vez não é por falta de actores principais nos filmes… é mesmo por falta de qualquer coisa de jeito! Quase dá vontade de rir quando olho para a lista e vejo que a luta está quase entre o James Bond e o Homem-Aranha! PWAHAHAHAHAHAHA!
Enfim, para não deixar outra categoria em branco, mas mais ao jeito de “menção honrosa” do que propriamente de prémio, acho que aponto para Joseph Gordon-Levitt pelo bom trabalho que faz a imitar Bruce Willis em “Looper”. Apesar do “botox digital” que mais o faz parecer uma personagem retirada do Hobbit…

Melhor Realizador
E aqui está a surpresa da noite! Porque todos os Oscars têm que ter uma surpresa, e porque, independentemente da altura em que estejam a ler isto, é sempre a NOITE dos Oscars.
Já iam todos lançados a pensar que ganhavam os irmãos Wachowski e Tykwer com “Cloud Atlas”, não é verdade? Mas estão enganados! Começaram a fazer apostas em “Prometheus”, sabendo do meu fétiche por Riddley Scott? PERDERAM! Mudaram a aposta à última da hora para “O Hobbit” de Peter Jackson, já que eu sou um miúdo de 12 anos? WRONG AGAIN!
O vencedor, meus amigos, é Martin Scorcese com o seu “A Invenção de Hugo”. O filme até pode ter estado nomeado em 400 categorias aos Oscars do ano anterior, mas para mim conta aqueles que eu vejo no ano de estreia em Portugal. “A Invenção de Hugo” é dos trabalhos mais completos de Scorcese (digo eu, que até nem conheço assim tão bem o seu trabalho). É um misto de documentário histórico com fantasia. Uma sucessão de cenas lindas numa Paris com várias décadas, povoada por personagens cativantes. Tudo composto com uma beleza apaixonante.

Melhor Filme
Ok, já toda a gente percebeu: “Cloud Atlas”. Para quaisquer esclarecimentos: link

Melhor Trailer
Ha-ha! Pensavam que isto acabava com a atribuição do Melhor Filme, não é verdade? Mas os Oscars do Psy são muito melhores do que os Oscars dos velhos jarretas. Os trailers são, por si só, muitas vezes trabalhos de concepção extraordinária. Infelizmente, na avidez de atrair espectadores às salas de cinema, acabam quase sempre por estragar os filmes, dado que revelam boa parte do que deveria ser guardado para durante o filme. É o caso do vencedor, “Prometheus”, que tem indiscutivelmente um dos trailers mais fabulosos de todos os tempos, sendo ele próprio uma obra superior a 90% do que chega ao cinema, mas que acaba por revelar o filme na íntegra, estragando-o de alguma forma.



Bom, e já que estamos cheios de embalo, agora que já elegemos os Melhores, porque não eleger os Piores? Os “Razzies Psy 2013”.

Pior Filme
O Cavaleiro das Trevas Renasce

Pior Argumento
O Cavaleiro das Trevas Renasce

Pior Actor Principal
O Cavaleiro das Trevas Renasce

Pior Actor No Papel De Um Morcego
O Cavaleiro das Trevas Renasce

Pior… TUDO
O-CAVALEIRO-DAS-TREVAS-RENASCE

Nem daqui a 100 anos Christopher Nolan contará com o meu perdão. Existe um inferno especial para pessoas que fazem os fãs chorar desalmadamente por desilusões cuja dimensão ultrapassa o Monte Olimpo. Existe uma coisa chamada “gestão de expectativas”. Quando vou ver um filme do Michael Bay espero ver explosões, um argumento para miúdos de 6 anos, e actores jovens e bonitos, retirados dos desfiles de moda. Quando vou ver um filme de Nolan, para mais com o lastro de um “The Dark Knight” (2008), espero ver uma obra de referência, e não um pedaço de esterco para cumprir calendário.
E assim ficamos! Espero que 2013 seja um bom ano de cinema, e que para o ano a Academia não se esqueça mais uma vez de Hans Zimmer…

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